MARIANA DIAS, ATRIZ, AUTORA E CONTADORA DE HISTÓRIAS, é formada em Letras pela PUC-RIO e Artes Cênicas pela CAL, sócia-diretora na empresa Dias de Lyrios Produções.
Realizou, atuou e assinou dramaturgia do espetáculo "Histórias de uma Margarida", em cartaz no Teatro da UFF (setembro, 2018), no Centro Cultural da Justiça Federal (julho, 2018) e Teatro Cândido Mendes (setembro e outubro, 2017). Integrou o MASSA grupo de teatro com os espetáculos “Capivara na luz trava” (teatro-dança), e o infantil “Lendas da América Latina” que fez parte do projeto Plateias Hospitalares - Doutores da Alegria. No cinema, participou do longa metragem “Sobrevivente Urbano”, de José Claudio Silva e do clipe "Esparrela do Brasil" de Claudio Lyra.
Trabalhou com importantes diretores e profissionais da área durante seu processo de formação: Isaac Bernat, Felipe Vidal, Ole Erdman, Celina Sodré, Rose Gonçalves, Fernando Boher, Luciana Bicalho, Paulo Trajano, León Góes, Renato Icaray, Daniel Belquer, Daniel Schenker, entre outros.
Teatro
-
Histórias de uma Margarida, Dias de Lyrios Produções, direção Fernando Nicolau. Teatro da UFF e Centro Cultural da Justiça Federal, 2018 e Teatro Cândido Mendes, 2017.
-
Lendas da América Latina, MASSA grupo de teatro, direção Juan Guimarães. Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) - RJ; Biblioteca Mário de Andrade, Memorial da América Latina e Livraria Cultura - SP; em 2013. E Platéias Hospitalares - Doutores da Alegria, em 2014 e 2015.
-
Capivara na luz trava, MASSA grupo de teatro, direção Fernando Nicolau. Teatro Gláucio Gill, dezembro de 2012; 45ª edição do Festival Internacional de Londrina, setembro de 2013; e 18ª edição do Festival Internacional de Dança de Recife, outubro de 2013.
-
GG Nuit, estudo cênico criado a partir dos trabalhos do Grupo de Estudos de Dramaturgia Contemporânea da Ocupação Complexo Duplo. Direção Filipe Vidal - Teatro Glaucio Gill, 2012.
-
A Casa, Pangéia Cia. de Teatro, direção Diego de Angeli (Stand-in de Gabriela Carneiro da Cunha), Teatro Glauce Rocha, 2011.
Cinema
-
Sobrevivente Urbano (longa-metragem), direção José Claudio Silva, 2014.
-
O Feudo, (curta-metragem), direção Marcus Kuska Cunha, 2015.
Televisão
-
Participação em Rebelde, Rede Record, direção Ivan Zettel.
Publicidade
-
Skol - carnaval 2017 - video.
-
Campanha de fim de ano da Globo 2015 - video.
-
Banco do Brasil – foto.
-
Avon – vídeo.
-
Coca-cola – foto.
-
Friboi – video.
-
Calçada Empreendimentos - foto e vídeo institucional.
Cursos e Treinamentos
- Workshop de interpretação para tv – Alexandre Klemperer.
- Curso regular de interpretação para vídeo – Estúdio Oficina/Thiago Greco.
- Workshop de atuação, autoria e prática - Felipe Vidal.
- Viewpoints – Brecha Coletivo/Patrick Sampaio.
- Training Físico e Vocal – Instituto do Ator/Dinah Cesare.
- Aula de Canto Lírico - Vitor Prochet e Célia Gondin.
- Curso intensivo de interpretação para vídeo - Antonio Amancio.
- Oficina de Bufão - Fundição Progresso/ Juliana Jardim.
- Curso regular de interpretaçao - Casa de Cultura Laura Alvim/ Daniel Herz e Suzanna Krunger.
- Curso regular de interpretação - Teatro dos Grandes Atores/ Eduardo Bruno.
Habilidades
- Dança contemporânea, dança do ventre, capoeira, yoga.
- Noções de canto, violão e percussão.